domingo, 28 de julho de 2013

CABELO: O QUE É HIDRATAÇÃO E COMO ESCOLHER UMA MÁSCARA

A hidratação é o modo de repor água no fio, perdida por qualquer fator seja processos químicos, excesso de calor, estresse, má escovação, entre outros. No mercado criou-se a fama de que qualquer máscara é repositora de água, o que é um grande engano. Muito grande. Por isso é importante entender a função de alguns ingredientes para não comprar gato por lebre.  

Os principais ativos hidratantes são: proteínas do leite, aloe vera/babosa, pantenol/vitamina B5, semi di lino, vitamina A, cupuaçu, água de coco, jaborandi, proteínas hidrolisadas do milho, trigo, arroz, soja, seda.

Entendendo isso você pode escolher melhor a sua máscara de reposição hídrica sem erros. Não se frustre se não encontrar um produto que possua só esses ativos (e mais os conservantes, perfumes, corantes, etc), alguns produtos possuem outros ativos como manteigas e óleos, neste casos dizemos que são hidro-nutritivos (de hidronutrição, como o que já postei aqui no blog), ou ativos de proteínas, chamados de hidro-reconstrutores. Ou uma combinação dos três fatores, o que não é muito recomendado afinal vai ser um pouco de tudo e muito de nada. Por isso eu recomendo uma máscara para cada função, cada um com sua função. Já dei uma breve introdução sobre nutrição aqui, e o post mais explanado sobre isso e sobre reconstrução virá em breve.

Sabendo o que hidrata, agora entram outros fatores que influenciam a escolha de uma máscara. 

A consistência da máscara de hidratação NÃO influencia no seu resultado. A máscara é para repor água, e seus ativos são doadores de água, natural que seja menos densa do que uma máscara de reconstrução, por exemplo, que quanto mais consistente, melhor. Seguindo esse raciocínio, se uma máscara possuir ativos de hidratação e de nutrição, será mais densa do que uma somente de hidratação. E uma com ativos de hidratação e de reconstrução, será mais densa do que a anterior. 

Outro ponto a ser levantado é a questão dos minerais. Petrolatos, parafina, glicerina, parabenos e óleos minerais em máscaras são um grande problema. Minerais são insolúveis, portanto não saem somente com shampoo. É difícil encontrar produtos livres, mas não impossível. Mas a ideia é: quanto menos, melhor. Algumas máscaras possuem só parafina, ou só glicerina, etc. Seria a melhor escolha. E o último ponto a ser comentado é que: hidratação é o processo que mais deve ser feito, então pode optar pelo pote de 1kg sem medo! rs

E ainda, para potencializar o efeito de uma máscara hidratante você pode adicionar na hora do uso: a medida de uma tampinha de Bepantol Dherma em solução à mistura; ou glicerina vegetal bio-destilada; ou uma colher de açúcar. Fica à seu critério! 

Espero que o conteúdo tenha ficado claro como água, rs!! Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário