domingo, 21 de julho de 2013

TRATANDO CABELOS RESSECADOS + RECEITA DE HIDRONUTRIÇÃO

Essa vai especialmente pra você, que ta quase ou já desistiu de recuperar o estrago do cabelo. Ao passar por processos químicos como os que envolvem descoloração, o cabelo perde muito mais do que só água, sua estrutura é danificada e perde nutrientes e proteínas que formam o fio. Por isso muitas vezes só a hidratação não é suficiente: nutrição e recontrução protéica são partes fundamentais para a recuperação das madeixas. Se você conhece o Cronograma Capilar já deve ter uma ideia do que estou falando. 
A fase que considero elementar é a nutrição do cabelo, que é a reposição de lipídeos (gorduras) do cabelo. Pode ser feita através de praticamente (pra não dizer bobagem) todos os produtos de origem animal e vegetal que se encontrem no formato de óleo ou de manteiga. Aposto que você já leu por aí embalagens que diziam conter "manteiga de Karité" e o famosão "óleo de Argan". São exemplos bem comuns.
Usar o óleo/manteiga puros no cabelo é um procedimento chamado Umectação, que é quando se faz banho de óleo no cabelo. Produtos como máscaras capilares que tenham bastante de lipídeos em sua composição (ver pela órdem de ingredientes no rótulo, é do maior pro menor) são então, produtos de nutrição. Se não estiverem em grande quantidade na fórmula do produto, pode ser considerado uma "hidronutriçao" (se tiver ingredientes de hidratação junto) ou "nutrireconstrução" (se tiver proteínas). 
A receita que vou passar agora é de uma hidronutrição, porque utiliza Mel (puro), que fornece lipídeos que são de origem animal e vegetal; utiliza azeite de oliva extra virgem (puro, sem mais nada na composição) que fornece lipídeos vegetais; e uma máscara de hidratação de sua preferência. Cabelos porosos e ressecados vão amar essa mistura!


PRIMEIRA ETAPA (aplicar)
1 colher farta de mel puro
1 colher farta de açúcar
3 colheres de azeite extra virgem de oliva (melhor esse mas se não tiver pode ser qualquer outro óleo 100% vegetal pra cabelo)
2 ou 3 colheres rasas de creme hidratante de cabelo, comum mesmo

Misturar tudo e aplicar do comprimento às pontas, deixar agir 30-60 minutos.

SEGUNDA ETAPA (retirar)
Misturar a quantidade comum de shampoo (de preferência leitoso, mas pode ser os transparentes também) que você usa num recipiente com 300ml (mais ou menos 2 xícaras) de água quente/fria/morna
Jogar no cabelo (depois do tempo de pausa da etapa 1) e fazer massagem pra retirar os produtos
Repetir o processo se necessário
Hidratar e ou condicionar normalmente

OPCIONAL: finalizar com leave in quando molhado/úmido e quando seco aplicar um óleo finalizador.

OBRIGATÓRIO: distância de chapinha e babyliss!!! Secador só em caso extremo, e de preferência quando o cabelo estiver quase seco (antes do óleo finalizador).



"Posso não fazer a etapa dois e tirar a mistura com meu shampoo normalmente??" Não. Água e óleo diferem um do outro, se você molhar o cabelo que tem óleo, vai ser o diabo pra sair, e se sair, vai sair tudo de jeito que todo o trabalho foi em vão. Desse jeito que falei sai todo o excesso e fica só o que o cabelo precisa e vai absorver. Esse procedimento de lavagem também é utilizado por muitas cacheadas pra reter a hidratação natural, e é indicado sempre que for feito algum processo que envolva itens de nutrição no cabelo. Agora deixo pra vocês o meu antes e depois deste processo que amo! 



6 comentários:

  1. Muito bom hein...
    Sempre lavei o cabelo normalmente, vou tentar desse jeito adorei o resultado!

    ResponderExcluir
  2. Posso excluir o açúcar? Meu cabelo é fino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O açúcar não vai causar nenhum efeito prejudicial à expessura do seu fio Quel, não se preocupe :)

      Excluir
  3. Faço isso de quanto em quanto tempo? Tem problema fazer 1 vez por semana??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu cabelo gostar, não tem problema fazer. Pode acontecer de você fazer mais de uma vez e ele ficar pesado, aí você diminui a frequência. Mas só testando mesmo, pra saber. Me conte os resultados. \o/

      Excluir