domingo, 2 de novembro de 2014

CABELO: UMECTAÇÃO PRA SALVAR SUAS PONTAS






Esses são alguns dos sinais de que seu cabelo precisa de um tratamento com óleos vegetais, também chamado de banho de óleo e que é muito simples. Algumas informações devem ser deixadas claras pra que se tenha o melhor resultado possível, por isso vou dizer antes mesmo de explicar o tratamento em si. 
# Pode ser feito tanto no cabelo sujo, quanto com o cabelo limpo. Isso depende muito de quanto tempo você tem pra cuidar do seu fio, e de como ele responde à cada maneira. Tem cabelos que só dão resultado se fizer limpo, não adianta.
# Pode ser feito da noite pro dia (fazer antes de dormir e tirar pela manhã), mas também pode ser feito uma ou mais horas antes de lavar o cabelo. Se o cabelo não está tão danificado, dá até pra só passar no cabelo antes de lavar e depois lavar normalmente, só pra proteger da agressão do anti-resíduos, por exemplo.
# Tem que ser feito com um óleo 100% puro e vegetal, nada de silicone, de óleo de reparação, nada disso! Tem que ser coisa da boa.
# Pra retirar, eu recomendo a mesma técnica da hidronutrição com mel postada aqui no blog: jogar no cabelo, antes de enxaguar, água misturada com shampoo. Fazer duas vezes se necessário, mas jamais molhar o cabelo e esfregar shampoo pra retirar o óleo: vai jogar todo seu trabalho por água abaixo. Assim como usar secador e chapinha depois do tratamento.. se bem feito, você nem vai precisar mais disso, vai por mim! 

Então, como que faz essa magia?

No cabelo limpo: Lavar o cabelo com shampoo (preferencialmente um transparente suave seguido de um cremoso, pra saúde do seu fio), secar, e aplicar o óleo vegetal da sua preferência (sim, pode ser azeite de oliva ou óleo de coco!) em mechas e massageando. Deixar na cabeça o quanto achar necessário, geralmente se faz da noite para o dia. 

No cabelo sujo: Aplicar o óleo da sua preferência, mecha por mecha, massageando. Deixar o quanto achar necessário. 

... e não precisa ser até a raiz. Não precisa exagerar, o suficiente pra cobrir o fio. Quando eu digo "o quanto achar necessário" sobre o tempo, não são 15 minutos nem meia hora, se você procura um tratamento profundo. Há quem diga que só funciona por 3 horas.. eu deixo uma hora, mas já deixei uma tarde inteira, virei a noite.. o resultado é sempre ótimo e não abro mão. 

Aquele cabelo que ta sempre voando, com frizz, parece espiga de milho, a chapinha ta ressecando.. ou o caso mais extremo, a trichonodesis nodosa (pontinhos brancos e nós ao longo do fio, cabelo ressecado e quebradiço) que será tratada em outro post, a umectação deverá ser a sua fiel aliada. Um cabelo que só fica bom com escova/chapinha, ou que seca naturalmente e fica com aspecto de nuvem.. cabelo que não retém hidratação.. molhado fica lindo, mas quando seca.... é exatamente esse fio que tá precisando da umectação: reforçar ou refazer o revestimento lipídico do seu fio. Pra intensificar o tratamento, recomendo produtos com ceramidas, mel, e óleos vegetais.

E acima de tudo, evite sempre secador e chapinha. Espero muito que seus resultados sejam alcançados, qualquer dúvida pode ser deixada nos comentários. Obrigada pela visita, beijinhos!

Um comentário: